domingo, 17 de março de 2013

Texto trabalhado: Limites e possibilidades das TIC na educação ( Guilhermina Lobato Miranda)  mais sobre a autora: http://lisboa.academia.edu/GuilherminaLobatoMiranda
Comentários:
Sem dúvida a falta de recursos é um empecilho, mas se o professor tiver criatividade, até mesmo celulares e outros objetos tecnológicos tão comuns nos alunos de hoje, podem ser aproveitados. De nada adianta uma escola toda equipada com computadores e etc., se não souber aproveitar. Portanto há falta de formação. Há escolas com salas de informática só juntando poeira.

Grande parte dos professores não está disponível a mudar. Eles têm uma concepção romântica dos processos de aprendizagem. A maioria pensa: “se dava certo antes, porque não agora?”. O problema é que no agora as tecnologias estão muito presentes na vida do aluno e o professor deve saber aproveitar isso.
De acordo com a autora se acrescentar tecnologias sem alterar a prática de ensinar, não produz resultados. Os efeitos positivos só se verificam quando os professores acreditam e se empenham de “corpo e alma”, desenvolvam atividades desafiadoras e criativas que explorem as possibilidades oferecidas pelas tecnologias.  O educador tem de dominar as novas ferramentas.
As tecnologias podem ajudar e muito no processo de aprendizagem, para isso, é preciso os professores se atualizarem, dominarem os recursos e serem criativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário