1.Segundo
Miranda (2007, p.44-45), "os efeitos positivos só se verificam quando os
professores acreditam e se empenham de 'corpo e alma' na sua aprendizagem e
domínio e desenvolvem atividades desafiadoras e criativas, que explorem ao
máximo as possibilidades oferecidas pelas tecnologias. E para isto é necessário
que os professores as usem com os alunos:
A
partir desta afirmativa da autora, discuta como essas questões apontadas na
relação (professor - aluno - novas tecnologias) podem realmente acontecer.
a)
como novos formalismos para tratar e representar a informação;
Estudiosos
como: Vygostsky , Piaget e Gagne falam de como se dá o conhecimento:
Segundo Miranda, as
tecnologias vão modificar, o modo como a criança está habituada a aprender e
também ampliar o seu desenvolvimento cognitivo. Exemplo: tem de aprender a
lidar com editores de texto, programas de desenhos. Exigem novas aprendizagens.
b)
para apoiar os alunos a construir conhecimentos significativos:
Atividades
como essas:
Farão com que o aluno ao mesmo
tempo em que está usando o computador, digitação. Também está desenvolvendo
conhecimentos, principalmente matemática, que é a matéria que a maioria tem
dificuldade, poderá se tornar mais atraente com jogos como esses:
c)
para desenvolver projetos integrando e não acrescentando criativamente as novas
tecnologias no currículo".
O
professor deve integrar as novas tecnologias, usá-las interdisciplinarmente
como ferramenta para auxiliar na aprendizagem e não só uma disciplina onde os
alunos ficam na frente do computador. Ex: jogos educativos, não só jogos.
3.
Por fim, para terminarmos as discussões deste texto, vcs deverão brevemente
postar o que acharam sobre o relato de experiência, aplicado por Ricardo Inácio
e apresentado pela Prof. Miranda em seu texto.
Matemática
sempre é vista pela maioria dos alunos, como uma disciplina difícil, então
torná-la mais atrativa e trazer para uma ambiente que muitos alunos dominam
podem render bom frutos.
Porém,
ele não concebia ambientes mais estruturados, para superar dificuldades
apresentadas, mas, com certeza mesmo quem tem dificuldade, vendo a matéria em
um ambiente mais atrativo e dinâmico pode olhar de maneira diferente esse
“Bicho-Papão” e pelo menos tentar “enfrentá-lo.”
Mas
ainda precisará do professor para tirar eventuais dúvidas, por isso temos de
ter profissionais preparados a trabalhar integrando as tecnologias.
Tabela das Aprendizagens
Aprendizagem reconstrutiva:
|
Aprendizagem cumulativa:
|
Aprendizagem
auto-regulada:
|
Aprendizagem orientada para determinados objetivos:
|
Aprendizagem situada:
|
Aprendizagem coloborativa:
|
Os alunos constroem novos conhecimentos com base nas
estruturas e representações já adquiridas sobre os fenômenos em estudo e
devem estar cognitivamente e afetivamente envolvidas no processo de nova
informação.
|
Os novos conhecimentos são adquiridos com base nas
aprendizagens realizadas anteriormente. Todas as disciplinas exigem saber
prévio, umas são mais cumulativas que as outras.
|
Desenvolver estratégias de aprendizagem de modo a
adquirir novos hábitos de estudo e de trabalho intelectual, padrões de
correção do próprio trabalho, de modo a progressivamente se irem
automatizando da tutela do professor.
|
O conhecimento das finalidades ou metas a atingir
facilita o processo de construção do conhecimento, pois imprime-lhe uma intencionalidade e direção. Motivar os alunos para alcançar objetivos
enunciados, garantindo maior capacidade de vencer obstáculos.
|
Os contextos facilitam ou dificultam a aplicação dos
conhecimentos. As pessoas desenvolvem padrões em comunidade de prática,
apropriando-se do discurso, dos saberes e saberes-fazer próprios de cada
comunidade, dos seus recursos e identidades.
|
Faz-se em contextos de práticas sociais que implicam a
colaboração entre iguais e destes com os adultos, que se tornam tutores que
modelam determinados conhecimentos e atitudes.
Cooperar com os outros ouvindo argumentos e
contra-argumentos.
|
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