sexta-feira, 29 de março de 2013

Discussões do texto

Texto trabalhado: Limites e possibilidades das TIC na educação ( Guilhermina Lobato Miranda)  mais sobre a autora: http://lisboa.academia.edu/GuilherminaLobatoMiranda



1.Segundo Miranda (2007, p.44-45), "os efeitos positivos só se verificam quando os professores acreditam e se empenham de 'corpo e alma' na sua aprendizagem e domínio e desenvolvem atividades desafiadoras e criativas, que explorem ao máximo as possibilidades oferecidas pelas tecnologias. E para isto é necessário que os professores as usem com os alunos:
A partir desta afirmativa da autora, discuta como essas questões apontadas na relação (professor - aluno - novas tecnologias) podem realmente acontecer.

a) como novos formalismos para tratar e representar a informação;
Estudiosos como: Vygostsky , Piaget e Gagne falam de como se dá o conhecimento:
Segundo Miranda, as tecnologias vão modificar, o modo como a criança está habituada a aprender e também ampliar o seu desenvolvimento cognitivo. Exemplo: tem de aprender a lidar com editores de texto, programas de desenhos. Exigem novas aprendizagens.

b) para apoiar os alunos a construir conhecimentos significativos:
Atividades como essas:
Farão com que o aluno ao mesmo tempo em que está usando o computador, digitação. Também está desenvolvendo conhecimentos, principalmente matemática, que é a matéria que a maioria tem dificuldade, poderá se tornar mais atraente com jogos como esses:

c) para desenvolver projetos integrando e não acrescentando criativamente as novas tecnologias no currículo".
O professor deve integrar as novas tecnologias, usá-las interdisciplinarmente como ferramenta para auxiliar na aprendizagem e não só uma disciplina onde os alunos ficam na frente do computador. Ex: jogos educativos, não só jogos.

3. Por fim, para terminarmos as discussões deste texto, vcs deverão brevemente postar o que acharam sobre o relato de experiência, aplicado por Ricardo Inácio e apresentado pela Prof. Miranda em seu texto.
Matemática sempre é vista pela maioria dos alunos, como uma disciplina difícil, então torná-la mais atrativa e trazer para uma ambiente que muitos alunos dominam podem render bom frutos.
Porém, ele não concebia ambientes mais estruturados, para superar dificuldades apresentadas, mas, com certeza mesmo quem tem dificuldade, vendo a matéria em um ambiente mais atrativo e dinâmico pode olhar de maneira diferente esse “Bicho-Papão” e pelo menos tentar “enfrentá-lo.”
Mas ainda precisará do professor para tirar eventuais dúvidas, por isso temos de ter profissionais preparados a trabalhar integrando as tecnologias.

Tabela das Aprendizagens

Aprendizagem reconstrutiva:
Aprendizagem cumulativa:
Aprendizagem
auto-regulada:
Aprendizagem orientada para determinados objetivos:
Aprendizagem situada:
Aprendizagem coloborativa:
Os alunos constroem novos conhecimentos com base nas estruturas e representações já adquiridas sobre os fenômenos em estudo e devem estar cognitivamente e afetivamente envolvidas no processo de nova informação.
Os novos conhecimentos são adquiridos com base nas aprendizagens realizadas anteriormente. Todas as disciplinas exigem saber prévio, umas são mais cumulativas que as outras.
Desenvolver estratégias de aprendizagem de modo a adquirir novos hábitos de estudo e de trabalho intelectual, padrões de correção do próprio trabalho, de modo a progressivamente se irem automatizando da tutela do professor.
O conhecimento das finalidades ou metas a atingir facilita o processo de construção do conhecimento, pois imprime-lhe  uma intencionalidade e direção.  Motivar os alunos para alcançar objetivos enunciados, garantindo maior capacidade de vencer obstáculos.
Os contextos facilitam ou dificultam a aplicação dos conhecimentos. As pessoas desenvolvem padrões em comunidade de prática, apropriando-se do discurso, dos saberes e saberes-fazer próprios de cada comunidade, dos seus recursos e identidades.
Faz-se em contextos de práticas sociais que implicam a colaboração entre iguais e destes com os adultos, que se tornam tutores que modelam determinados conhecimentos e atitudes.
Cooperar com os outros ouvindo argumentos e contra-argumentos.

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