Texto trabalhado: As teorias principais de andragogia e heutagogia- Maria Elizabeth Biancocini de Almeida.
Mais sobre a autora: http://bethalmeida.com/
Pedagogia: (do grego paidós: criança; agogus: guiar, conduzir, educar.)
Estruturada para atender determinada faixa etária ( criança e começo da adolescência). Baseada em vários conceitos de como se adquire o conhecimento, como se dá a aprendizagem e as relações do aluno com seu meio, pessoas e experiências.
Andragogia: ( do grego andros: adulto; agogus: guiar, conduzir, educar.)
Estruturada para atender jovens e adultos que portanto já tem mais experiências de vida e há ainda mais a necessidade do estudante perceber a aplicação prática do que ele está aprendendo (trabalho, família, lazer).
Heutagogia: (heuta: auto; agogus: guiar, conduzir, educar.)
O aluno é responsável pelo que aprende mas o papel do professor não é excluído. O professor é um mediador ativo.
Enfatiza a aprendizagem por meio de experiências compartilhadas, reconstrução de conhecimentos e negociação de sentidos e saberes, envolvendo a tomada de consciência.
Considera-se as contribuições das TICs para a educação mediada por tecnologias, seja a distância, presencial ou híbrida.
Modelos em EAD - João Mattar
Canal Heutagogia- Jorge amaral
Andragogia-Prof. Paulo Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário